TRANSPORTE e LOGÍSTICA Os avanços alcançados na produção de Vidro Jumbo e o aprimoramento dos equipamentos utilizados em seu transporte, manuseio e instalação, vem possibilitando a construção civil e a arquitetura o desenvolvimento de projetos arrojados no que diz respeito aos quesitos de modernidade, criatividade, sustentabilidade e segurança. Vidros de grandes dimensões são parte de projetos arquitetônicos de diversas funcionalidades e estão cada vez mais presentes por possibilitarem resultados estéticos e funcionais com êxito.
vidro jumbo na arquitetura e construções modernas

Transporte, manuseio e o içamento do Vidro Jumbo

As medidas e especificações do Vidro Jumbo, têm crescido nos últimos anos, os vidros de grandes dimensões têm se transformado na opção mais viável, tanto para obras comerciais, como para obras residenciais. A arquitetura atual está inovando o modelo das construções tradicionais; feitas em sua grande maioria com paredes apenas de concreto; e desenvolvido projetos envidraçados que estão modernizando a engenharia civil, com edificações bem elaboradas e despojadas, que proporcionam exposição além de aproveitarem de maneira mais eficiente a luz natural.
vidro-jumbo-na-arquitetura-e-construcoes-modernas-img01

Arquitetura projetada com Vidro Jumbo

Atualmente, as grandes feiras do setor tem apontado o crescimento da utilização do Vidro Jumbo na construção civil, mostrando a presença cada vez maior de lojas, prédios comerciais, residências, fachadas, ambientes internos e externos, aeroportos e inúmeras edificações feitas com grandes espaços de vidro utilizando o Vidro Jumbo. Os mercados europeu e americano tem influência direta nesta transformação, especialmente em países europeus e do Extremo Oriente, onde encontramos edificações com extensas áreas envidraçadas e com o mínimo de recortes. Nestas regiões estão concentrados 90% dos fornos de têmpera para vidros de grande dimensão, adequados para atender aos projetos arquitetônicos mais modernos e diferenciados.
Fachada em Vidro Jumbo com total aproveitamento da luz natural

Fachada em Vidro Jumbo com total aproveitamento da luz natural

O tamanho padrão de vidro fabricado no Brasil varia entre 2,000mm, 2,200mm e 2,400mm por 3,100mm. Para ser considerado jumbo o vidro deve ter pelo menos uma de suas medidas superior a dimensão padrão de 3,210mm, atualmente o Vidro Jumbo ultrapassa consideravelmente estas medidas. Inicialmente, as dimensões máximas de uma folha de Vidro Jumbo chegava a medir 6,000mm por 3,210mm, estas medidas foram sendo superadas e hoje o mercado mundial produz Vidro Jumbo com medidas de até 9,000mm por 3,200mm. Outras características dos vidros de grandes dimensões são: o recebimento da chapa jumbo na vertical, o transporte da chapa na horizontal, o beneficiamento – Corte, Laminação, Lapidação, Insulagem, Têmpera e Blindagem; e por último a entrega e instalação do vidro.
maqlider-icamento-e-manuseiro-do-vidro-jumbo-ate-o-caixilho

Içamento e manuseio do Vidro Jumbo

Com o aumento na dimensão dos vidros, as empresas voltadas ao seguimento de transporte, içamento e aplicação de Vidro Jumbo precisaram equipar-se e investir em infraestrutura e capacitação profissional, para que todo esse processo ocorra de maneira segura, eficiente e viável em todos os aspectos. Os protocolos específicos de segurança devem ser seguidos no manuseio do Vidro Jumbo em qualquer uma destas operações. TRANSPORTE  O Transporte do Vidro Jumbo exige equipamentos adequados, desde de sua saída da fábrica e durante seu deslocamento até o seu destino final. Esse transporte envolve veículos adequados equipados com cavaletes e ventosas a vácuo compatíveis com o peso e dimensão do vidro transportado. Os cavaletes servem de apoio para o vidro e as ventosas garantem maior adesão a sua superfície, tornando sua locomoção segura e evitando avarias.
Vidro-Jumbo-Transporte-Manuseio-e-Icamento

Transporte, manuseio e içamento

MANUSEIO E INSTALAÇÃO No caminhão Munck, podem ser acoplados o guindaste e a grua, conforme as especificações do vidro içado. Em alturas menores pode-se utilizar a mini-grua. Equipamentos especiais para fixar, mover, içar e encaixar o Vidro Jumbo nos caixilhos, tais como: ventosas, pinças, cintas, e outros, são fixados no guindaste ou na grua, considerando o peso e as dimensões do vidro, as especificações do projeto, a acessibilidade e às condições atmosféricas que costumam ocorrer no local onde o vidro será instalado.
Içamento do Vidro Jumbo realizado pela empresa Matech Mudanças e Transportes

Içamento do Vidro Jumbo

No Brasil, o aumento de projetos envidraçados cresce consideravelmente compondo cada vez mais a paisagem urbana. Estes projetos, dependem de planejamentos arquitetônico elaborados com qualidade e de empresas que viabilizem todas as etapas do processo; da retirada da chapa de vidro em fábricas equipadas com pontes rolantes, mono vias, ventosas, mesas hidráulicas e basculantes, até o encaixe da peça no caixilho; atendendo às necessidades do projeto e do cliente de forma eficiente.
Içamento e instalação do Vidro Jumbo até o caixilho realizado pela empresa Romano Transportes

Içamento e instalação do Vidro Jumbo até o caixilho

No Brasil, diversas empresas destacam-se por acompanhar esse crescimento do uso do Vidro Jumbo na construção civil e na arquitetura; como a Vidro Jumbo, a Matech, a Maqlider Transportes e a Romano Transportes; que primam por oferecer mão de obra capacitada e equipamentos especialmente esenvolvidos para atender a todas estas especificações e possibilitarem a consecução de projetos de alta complexidade, através da gestão responsável de recursos, equipamentos, informações e capacitação.

Comments

comments